quarta-feira, 3 de julho de 2013

CONVERSANDO COM VINÍCIUS

Olá, comunidade da Bento!

Como vocês já sabem esse ano o nosso poeta homenageado é Vinícius de Moraes. A  professora regente da sala de leitura, Heloise Ramos, com grande inspiração, escreveu um texto a partir das obras do autor. Leiam.

Aqui estou eu!
O  que posso então dizer?
Apresento–me como aquele que compunha versos de amor, o diplomata, compositor, também conhecido como o poetinha. Me chamavam carinhosamente assim por tratar com tamanho zelo e infinita doçura o amor.
Ah! Esse divino e louco amor...
Amor que espalhei pelos cantos e repetidas vezes vivi,que outrora deixei, sendo também por muitas vezes deixado. Mas, não amarguei a eterna dor do amor, trago de cada um deles a lembrança viva das paixões e me pego cheio de saudades.”E, por falar em saudade, onde anda você,  onde anda os teus olhos que a gente não vê”, já não encontro na rotina dos meus dias esse corpo que me deixou louco de tanto prazer...
      Nesse sublime e desvairado amor, não posso deixar de falar dos lugares em que te encontrei, das esquinas, dos bares, onde até mesmo encontrei "casas simples com cadeiras nas calçadas", reforçando em sua faxada a existência de que ali era um lar. Com "gente humilde" esbarrei, gente que também tem coração e sabe amar como eu. Ali também encontrei o meu amor.
     Então, como um menino que vai em busca do seu sonho, que "caminha e caminhando vê que o futuro está a sua frente", cada oportunidade era uma possível certeza de conquistar o meu amor.
     Assim pensando, quando enfim eu puder tê-la em meus braços, declamarei versos, entoarei canções, ou simplesmente confessarei: "eu sei que vou te amar, por toda a minha vida"!
    E entronizado nessa certeza, arriscaria o mais irrecusável dos convites: "se você quer ser minha namorada, tão linda e eterna namorada você poderia ser”. Logo, não andaria mais como um aventureiro, procurando em outros lábios o consolo da ausência dos teus. Ah! "Se pelo menos todas fossem iguais a você, que maravilha viver"!  Eu me desprenderia do teu ser e encontraria a luz, a mais perfeita luz dos olhos teus refletida nos olhos meus. E, se por algum motivo esse amor se afastasse de mim, "de repente, não mais que de repente, em que do riso fez-se o pranto", caberia todo o meu lamento, "por que sem você eu não tenho por que,por que sem você, não sei nem chorar,sou chama sem luz, jardim sem luar, eu gritaria para o mundo que sem você meu amor eu não sou ninguém."
 Assim diria que "tristeza não tem fim, mas felicidade sim"!

       Sei o quanto me custa pensar dessa forma, afastar-me de ti dói demais em mim. Então, deixa isso pra lá! "Chega de saudades", eu quero um amor correspondido, quem sabe ser até com aquela garota, e não é uma garota qualquer, é a "mais linda, mais cheia de graça" que passeia "a caminho do mar" e os meus olhos não se cansam de admirá-la. É a "moça do corpo dourado do sol de Ipanema, a coisa mais linda que já vi passar". E além de tudo, sabe de uma coisa? "Ela é carioca"! Quem sabe será para elas os meus versos e os meus encantamentos, mas de uma coisa estou certo, que "de tudo ao meu amor serei atento....,que nem em face do maior encanto eu possa  dizer que seja  esse amor infinito enquanto dure". E, ainda que um dia ele termine,será renovado em diferentes histórias de amor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário